sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Coluna do Gui Pontes: "SBT mergulha de corpo e alma no passado e se dá bem"



"SBT, na nossa frente só você."
Acho que as pessoas que nasceram até 1995, devem se lembrar desse slogan do SBT que era bem provocativo a concorrência e que figurava a ótima fase do SBT.

O SBT sempre foi uma emissora que com produtos e formatos simples, era possível garantir uma boa audiência e o carisma do público.
Em sua bagagem histórica, pode se dizer que a emissora em matéria de formatos, programas e inovações, tem mais história pra contar do que suas concorrentes mais velhas.

Alguns programas do SBT, não fizeram somente sucesso em audiência, mas inovaram com um jeito de fazer TV. Podemos citar alguns exemplos, veja: "Bozo", "TJ Brasil", "O Povo na TV"(Herdado da falecida TUPI), "Jô Soares Onze e Meia", "Viva a Noite", "Show de Calouros", "A Porta da Esperança", "Domingo no Parque", "Aqui Agora", "Topa Tudo por Dinheiro", "Domingo Legal" e muitos outros sucessos que são a prata da casa.

No quesito inovação e sucesso, o SBT não ficava só nos programas não... Nas trilhas sonoras, vinhetas, jingles e companhia, a emissora prendia os telespectadores com um show de imagens na telinha.

Com o passar dos anos, alguns formatos foram se desgastando, ou sairam do ar por vontade do patrão. Vinhetas e outros jingles seguiram o mesmo caminho, alguns trilharam o do esquecimento, outros da inovação(até demais).

De 1997 a 2002, o SBT viveu o que pode ser considerado o auge da vice liderança, programas tinham picos de até 25 pontos todos os dias.
Chiquititas, Disney Cruj, Ratinho, Casa dos Artistas, Domingo Legal e outros nomes, faziam a concorrência tremer de medo.
Apesar de estar em uma crise, e com a corda até o pescoço, no final dos anos 90, o SBT resistiu bravamente aos programas da TV Globo.

Apesar de ter marcado a maior média ano de sua história em 2001, com 9,8 pontos, no início dos anos 2000, com a morte de Eduardo Lafon(Superintendente artístico da emissora), o SBT  iniciava seu processo de declínio.

O resto da história, todos já sabem...

O que quero dizer contando essas histórias?
Desde 2011, o SBT vem retornado com antigos sucessos que vem agradando a emissora.
Isso acaba desagradando alguns diretores da emissora e críticos de TV que dizem que a emissora deve inovar.

Pensem comigo, voltar com antigos sucessos e ver que eles ainda dão audiência, não serviria de inspiração pra que novos produtos venham por aí?

Veja a prova: *Chaves ainda faz sucesso (desde 1984 no SBT);
*Câmeras Escondidas provocam repercussão mundial (desde 1986 no SBT);
*Remake de Carrossel assusta Jornal Nacional e o principal produto da TV nacional, a novela das 9 (exibido em 1990)
*No segundo dia de exibição, Bozo já alcança a liderança (exibido no SBT entre 1981 e 1991)
  
e algumas outras histórias, sem falar que a vinheta de fim de ano da emissora terá um jingle em cima do hit "Ganganam Style", que faz com que o canal volte a seus tempos de vinhetinhas cantadas.

Concluindo, podemos dizer que o povo já está cansado dos formatos da TV de hoje em dia que ao invés de arrendarem mais público perante a TV, fazem o contrários, os espantando para outras mídias comunicativas e até a rua.

O povo, ainda quer sentar e frente a TV e ver que ainda é possível se divertir com formatos tão simples.
O povo ainda quer relacionar TV a entretenimento e não a tédio.

Pensem comigo, fazendo isto, o SBT não estaria acatando a vontade do público? Uma emissora de TV popular, não deve fazer de tudo pra agradar ao público???

Respondam comentando aqui, o que acham da atitude do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Clube do SBTista, fundado em 18 de setembro de 2011 (Aniversário de 61 anos da TV), é um página da internet com conteúdo voltado exclusivamente ao SBT.

"Clube do SBTista" é um blog com 100% de conteúdo ligado ao SBT.
Através do blog, é possível ver notícias, curiosidades, vídeos e muito mais relacionado a emissora.
Com postagens que se iniciam ao raiar do sol, temos como objetivo entreter e informar a você sobre tudo o que acontece no SBT.
Notícias,Colunas e até Web Programas dão as caras aqui quando o assunto é gira em torno da "TV Mais Feliz do Brasil".

Twitter: http://twitter.com/clubedosbtista
Facebook: http://facebook.com/clubedosbtista

Clube do SBTista,
"Entre para este clube, que tá dando o que falar".

Presidente: Guilherme Pontes Costa
2011 - 2015

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...