quarta-feira, 17 de julho de 2013

Confira o que vários críticos de TV falaram sobre a estreia de Chiquititas

Veja: Se Chiquititas mantiver o fôlego, é mais uma vitória do saudosismo no SBT


Em embate direto com o Jornal Nacional, da TV Globo, a estreia do remake de Chiquititas, novela infanto-juvenil que fez sucesso nos anos 1990, garantiu a vice-liderança ao SBT e marcou média de 13 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Na média prévia, a Record ficou em terceiro lugar com 9 pontos e a Globo em primeiro com 28. O lançamento, portanto, cumpriu a missão de manter a boa audiência no horário nobre conquistada por Carrossel, que está na reta final e manteve praticamente o mesmo desempenho do capítulo inaugural, quando atingiu 13,4 pontos em maio do ano passado.

Com um elenco afinado e boas interpretações, com destaque para Giovanna Grigio (a protagonista Mili), Chiquititas se ateve ao trivial simples para garantir um bom primeiro capítulo. A autora Iris Abravanel, mulher de Silvio Santos e responsável pela adaptação de Chiquititas e Carrossel, tratou com leveza a história de um grupo de meninas órfãs que vive no orfanato Luz do Sol. O cotidiano idílico do núcleo central foi intercalado com cenas de crianças pedindo esmolas nas ruas de São Paulo. 

O clima infantil da novela foi garantido pela boa trilha sonora, que misturou composições da primeira versão – incluindo o clipe Até Dez coreografado pelas meninas do orfanato – a clássicos da música brasileira, como Piruetas, na voz de Chico Buarque. O cuidado dedicado às músicas que embalam a trama está diretamente ligado à estratégia da emissora de Silvio Santos em tentar repetir osucesso de vendas de discos e outros produtos licenciados que acompanhou Carrossel.

Se mantiver o fôlego da estreia, Chiquititas vai representar mais uma vitória do saudosismo tão reverenciado pela emissora de Silvio Santos nos últimos tempos, que tem conseguido se manter em segundo lugar na audiência sem apresentar rigorosamente nada de novo à TV brasileira.

Nilson Xavier: SBT apresenta maturidade com a estreia de Chiquititas


Com “Carrossel” mais de um ano no ar, o SBT parece ter adquirido uma boa experiência para levar adiante o projeto de remakes de novelas infantis do passado. “Chiquititas”, a estreia desta segunda (15), está um patamar acima de “Carrossel”: é mais bem acabada e com cenários mais amplos e mais bonitos.

Enquanto o elenco de veteranos parece à vontade, era de se esperar que as meninas da novela seguissem declamando o texto. Se nem as crianças de “Carrossel” conseguiram um desempenho melhor depois de um ano, não são crianças novas que melhorariam esse cenário. Mas é novela infantil e, para criança, isso não importa nem faz a menor diferença.

Adaptada por Íris Abravanel a partir da versão argentina de Cris Morena (a mesma de outras novelas musicais já conhecidas no Brasil, como “Floribella” e “Rebelde“), “Chiquititas” já começou com um clipe musical, deixando claro que esta nova versão é ambientada em São Paulo – diferente da novela dos anos 1990 em que o SBT era obrigado a gravar em Buenos Aires, atendendo o contrato com a emissora argentina Telefé (detentora da marca),.

Assim que começou o capítulo de estreia, “Chiquititas” tirou da Record o segundo lugar da audiência. A prévia no Ibope foi de 13 pontos, o mesmo número que vinha mantendo “Carrossel”, em média.  Promete manter-se na vice-liderança nos próximos meses. Uma pena que o SBT – a exemplo de “Carrossel” – vá manter a novela por mais de um ano no ar, o que cansa a audiência. Quem sabe até bem mais do que um ano – a primeira versão era dividida em temporadas e ficou no ar por três anos e meio, até esgotar a fórmula e a audiência minguar.

Para os saudosistas crescidos que eram crianças na época da primeira versão da novela, um recado: esqueçam a “Chiquititas” da década de 1990. Memória afetiva só atrapalha na hora de comparar com imparcialidade.

Flávio Ricco: Críticas a Chiquititas foram altamente positivas e merecidas


As críticas ao começo de "Chiquititas" foram altamente positivas. E merecidas. É a diferença que existe em qualquer trabalho, quando executado por um especialista na área e quando não. Deu 14 de média no primeiro dia. O diretor Reynaldo Boury deve ser reconhecido por isso, já em sua terceira novela seguida no SBT.

Vai demorar um pouco, talvez só lá entre os capítulos 30 e 40, mas "Chiquititas" também irá apresentar os seus clipes. Já existem uns 12 em fase de produção.

Foi uma fórmula que deu certo em "Carrossel" e irá se repetir na nova novela.

Vivian Masutti: Silvio Santos acerta a mão com Chiquititas


A estratégia elaborada por Silvio Santos para o lançamento de"Chiquititas", na noite desta segunda-feira, deu certo. A novela, que estreou no horário de "Carrossel", às 20h30, rendeu ao SBT 14 pontos de média, um acima do que o primeiro episódio de sua antecessora, que segue no ar até o fim do mês.
O ibope, considerado excelente pela direção, deixou o SBT na vice-liderança, somente atrás da Globo, que dava 20 pontos.
Exibida a partir desta semana na sequência da nova novela, também de Íris Abravanel, a reta final de "Carrossel" manteve o bom desempenho na audiência, com 13 pontos, dois a mais do que costuma registrar.

Janaína Nunes: Chiquititas estreia com ar de "A Noviça Rebelde" e promete virar febre


A novela “Chiquititas” estreou na noite desta segunda-feira com 13 pontos, mesma pontuação do primeiro capítulo de “Carrossel”. Pouco antes de a trama estrear, o SBT registrava 7 pontos contra 12 da Record, que exibia o "Cidade Alerta" (cada ponto equivale a 62 mil domicílios). Quando o novo folhetim começou, o jogo mudou. O canal de Silvio Santos chegou a registrar pico de 15 pontos enquanto a Record ficava nos 7. A boa audiência da novelinha ajudou a alavancar a média de "Carrossel". Resumindo, saiu tudo como o SBT previa.

O primeiro capítulo - Com um jeitão que lembrava "A Noviça Rebelde", graças ao cenário do orfanato, "Chiquititas", como era de se esperar, trouxe música, dancinhas coreografada, travessuras e até um desenho animado, usado para ilustrar uma história contada por Mili. Uma graça. O elenco infantil é bom e o adulto é melhor ainda. Comparar a trama com "Carrossel" não é fácil, ou melhor, justo. O público alvo é maior, a trama é mais musical e tem boas histórias adultas. Mas, desta vez, já escaldado, o SBT caprichou ainda mais na produção. O cenário é lindo e a trilha sonora muito boa. Não tem como folhetim não dar certo.

Iris Abravanel, mulher de Silvio Santos e autora do remake, conferiu o primeiro capítulo ao lado do elenco no SBT e, sabiamente, disse : "Quero ver a família brasileira dançando na sala". Ali, no SBT deu vontade de dançar sem se importar com quem estava ao seu lado. Foi contagiante. O mais curioso (ou seria uma vantagem) desse tipo de trama é que ela faz os pais relembrarem uma das melhores fases da vida (ao lado dos filhos). Óbvio que a novela não vai agradar a todos, porém é inegável que, assim como "Carrossel", preencherá um espaço esquecido por outras emissoras. Simples assim.

Então, mães, de novo, se preparem. "Chiquititas" vai, sim, virar febre. O blog lembra da primeira versão produzida pelo SBT em parceria com a Telefe (emissora argentina). Ninguém deu nada no começo. Três meses depois, a Globo foi obrigada a mudar sua grade por causa da novelinha. Claro, os tempos são outros, as crianças e a TV brasileira também, mas que o folhetim tem potencial, ah, isso tem. E vale lembrar: quase tudo que for bonitinho da trama será comercializado. Preparem também o bolso...

José Armando Vanucci: Chiquititas estreia com bons sinais e agrada a garotada


É claro que ainda é muito cedo para afirmar que “Chiquititas” será um grande sucesso porque primeiro capítulo tem uma atenção especial e é envolto a estratégia de lançamento, mas não há como negar que a nova novela do SBT começou com bons sinais, com elementos que indicam que poderá envolver o telespectador. “Chiquititas” entrou no ar colorida, com ritmo, boa fotografia e um elenco infantil muito bem preparado pelo excelente Beto Silveira. O texto não guarda muitos segredos e deve ser fácil e direto para atender a quem se destina. Outro elemento que chamou a atenção foi o cuidado com o primeiro clipe musical e a forma de inseri-lo na história.

A estreia de “Chiquititas” na vice-liderança (apesar da estratégia de empurrar o “Cidade Alerta” e encher de crime os blocos iniciais do “Jornal da Record”) mostra que a direção do SBT acertou na manutenção de uma dramaturgia voltada ao público infanto-juvenil, apesar de muitos defenderem a realização de folhetins adultos. Este será outro passo do SBT, mas não agora, somente quando todos os executivos da emissora estiverem certos de que a dramaturgia da emissora está consolidada.

Em relação aos números, eles foram bem positivos. “Chiquititas” fechou, segundo dados preliminares, com 13 pontos de média contra 9 da Record e 28 da Globo. Na sequência, “Carrossel” manteve os índices para o SBT. Se continuar assim, vai dar dor de cabeça para a Record, onde a aposta era que a concorrente não conseguiria manter o sucesso, algo meio semelhante ao que aconteceu com “Rebelde”. Tudo indica que os cenários serão bem diferentes.

Caras: Chiquititas mostra elenco entrosado e promete agradar fãs de Carrossel


O SBT, que estreou na noite desta segunda-feira, 15, o remake da novela Chiquititas, mostrou um elenco infantil entrosado e que promete agradar em cheio aos fãs de Carrossel.

Os principais destaques ficaram por conta das meninas que moram no orfanato Raio de Luz, que já mostraram suas respectivas personalidades no primeiro capítulo. Giovanna Grigio, a protagonista Mili, provou que tem talento para assumir o posto que no passado pertenceu a Fernanda Souza. A escolha do elenco, por sua vez, mostrou ter sido certeira.

Tendo a cidade de São Paulo como pano de fundo da trama -- Praça da Sé e Vale do Anhagabaú --, todo o elenco foi apresentado neste primeiro capítulo, inclusive os meninos de rua, que no passado só apareceram na trama meses após a estreia.

As músicas da trama, que fizeram história com as crianças da década de 90, também ganharam espaço no capítulo de estreia. As músicas 'O Chefe Chico' e 'Remexe' já tocaram nesta segunda e acenderam uma chama nostálgica nos antigos fãs da novela. O cozinheiro (João Acaiabe), por sua vez, lembra muito Gésio Amadeu, o ator que o interpretou no passado. Aliás, quase todas as crianças possuem os traços físicos semelhantes aos atores da primeira versão.

Os clipes musicais, citados pelo próprio elenco como a parte mais divertida das gravações, deu ainda mais agilidade para o texto adaptado por Íris Abravanel, e deve ganhar vida fora das telinhas em breve. Todo o cenário da trama é muito colorido e lúdico, fazendo com que as crianças fiquem atentas a todos os detalhes da caprichada produção.

Os fãs da novela Carrossel, que chega ao fim nesta semana, não ficarão órfãos de uma história leve e divertida na faixa noturna. O SBT provou, mais uma vez, que sabe fazer novelas para o público infantil num tom familiar.

Segundo dados prévios, a audiência de estreia ficou em 14 pontos, garantindo a vice-liderança para a emissora de Silvio Santos na faixa das 20h30 às 21h15. Sua antecessora no horário, a novelaCarrossel, estreou com 13 pontos em maio de 2012. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Clube do SBTista, fundado em 18 de setembro de 2011 (Aniversário de 61 anos da TV), é um página da internet com conteúdo voltado exclusivamente ao SBT.

"Clube do SBTista" é um blog com 100% de conteúdo ligado ao SBT.
Através do blog, é possível ver notícias, curiosidades, vídeos e muito mais relacionado a emissora.
Com postagens que se iniciam ao raiar do sol, temos como objetivo entreter e informar a você sobre tudo o que acontece no SBT.
Notícias,Colunas e até Web Programas dão as caras aqui quando o assunto é gira em torno da "TV Mais Feliz do Brasil".

Twitter: http://twitter.com/clubedosbtista
Facebook: http://facebook.com/clubedosbtista

Clube do SBTista,
"Entre para este clube, que tá dando o que falar".

Presidente: Guilherme Pontes Costa
2011 - 2015

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...