sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ivo Holanda: "Ninguém me demite mais no SBT. Agora sou funcionário vitalício"

Com um olhar de menino travesso e boné virado para trás, Ivo Holanda parece um moleque de 78 anos. Artista desde o seis anos de idade, ele faz careta, pula, canta e toca "Tico-tico no Fubá" em uma caneta improvisada, enquanto recebe a equipe do iG bem à vontade em uma das salas do prédio do SBT, em São Paulo. 

Há pouco mais de dois anos, Ivo se tornou funcionário vitalício da emissora de SilvioSantos, após ser dispensado três vezes. "Toda empresa tem reformulação e, aí, fiquei de fora. Mas o Silvio é um bom patrão. Quando voltei da última vez, falei: 'como eu vou ficar com essa idade? Não posso ficar sem estabilidade, plano de saúde' Aí me falaram: 'Acabou, ninguém mexe com você aqui dentro'. Ninguém me demite mais. Agora sou vitalício" comemora o Rei das Pegadinhas, que há mais de 30 anos diverte o público do "Programa Silvio Santos" aos domingos.

Disputado pela concorrência

Enquanto esteve fora do SBT, Ivo chegou a ser disputado pela concorrência. "O João Kleber e o 'Pânico' me convidaram quando fiquei afastado daqui por uns seis meses. Mas a gente não é bobo, meu bem. Conversando com os amigos que fazem o programa do João até hoje, eles me contaram que ele não paga ninguém", fala, sobre o apresentador da Rede TV!.  

Costela fraturada

O clima da conversa com Ivo Holanda é por vezes divertido e, em outras, nostálgico. Durante o bate-papo, expressões como "você é uma bruaca" e "desgraçuda" são ditas pelo artista "como sinal de carinho", ele garante. "Mas o Silvio me proibiu de ficar falando assim nas pegadinhas. De primeiro, ele gostava porque funcionava, as pessoas achavam engraçado. Depois, ele me mandou parar porque tem essa coisa do politicamente correto. Uma vez falei 'negão', mas teve que editar, apagar, porque as pessoas falam que é racismo. O meu avozinho era pretinho, essa coisa pra mim não existe, todas as pessoas são seres humanos iguais, é simplesmente uma sátira", opina.


Outra instrução da produção é que Ivo não revide nenhuma agressão. "Porque sou eu que estou provocando. Devo ser a pessoa que mais apanhou na televisão", comenta ele, que chegou a fraturar uma costela enquanto corria durante uma gravação. "Foi sem querer, mas fui socorrido na hora para o hospital e fiquei imobilizado por um tempo. Hoje em dia peço ao meu diretorzinho: 'ajuda aí porque não tenho mais 50, 60 anos pra sair correndo'", diz, sobre a amizade comHelio Chiari, diretor do SBT. "Ontem, fui gravar no shopping e vi quatro seguranças. Nossa, como está bom pra mim hoje em dia. De primeiro não tinha ninguém. Além disso, tem que ser algo discreto, porque as vítimas - é assim que ele chama as pessoas que são pegas pela câmera escondida - podem ficar desconfiadas", diz o ator.

"Socorro, produção"

Helio é quem grita no ponto, uma espécie de pequeno fone que o ator usa no ouvido durante as gravações. Acompanhando a entrevista, o diretor resume a melhor qualidade do colega de trabalho. "Ivo é cara de pau".

O ator já perdeu as contas de quantas vezes repetiu o bordão "Socorro, produção", que grita toda vez que está em apuros. Das situações que enfrentou na rua, a mais memorável chega a emocionar o artista enquanto conta. Na ocasião, Ivo roubava a toalha dos banhistas de uma praia do nordeste para se enxugar após sair do mar. Dá para imaginar o quão irritado qualquer um ficaria. "Peguei a toalha da gorda e ela ficou doida e, enquanto disputava com ela a toalha e ficava naquela: 'me empresta' 'não te empresto, seu folgado', ela caiu em cima de mim. Eu chamando a produção, engolindo areia, e ela não saía. Depois, foi dificil convencê-la a assinar e autorizar a divulgação da imagem. Ah, quantas vezes a gente perde gravações boas porque o pessoal não autoriza, não é, Helio?", lamenta ele, interrompendo rapidamente a história antes de contar o desfecho.

"Aí, quando ela soube que teria um cachê pela exibição da imagem, ela quis vir falar comigo e me agradecer. E isso me marcou. Eu estava lá na van e a mulher me abraçou e chorou: 'estava sem dinheiro para comprar comida e o senhor me ajudou a ir ao mercado com minhas duas filhas hoje'. Olha, chego a arrepiar", conta, apontando para o braço, com os olhos azuis marejados. "Mas não deixei barato. Falei: 'é, tudo bem, a senhora está com o dinheirinho no bolso, mas a senhora quase me matou sufocado". Durante a exibição da pegadinha (assista abaixo), Silvio Santos dispara a frase rindo: "Coitado do Ivo".

Salário e roça

Casado há 45 anos com Nazarena, pai de três filhos e avô de seis netos, Ivo diz levar uma vida caseira e longe dos holofotes que cercam o mundo dos famosos. "Levo uma vida humilde, moro num apartamento no Mandaqui (bairro de classe média na zona norte da capital paulista) e não ganho uma fortuna como a Sheherazade (Rachel, jornalista e apresentadora do 'SBT Brasil' que diz ter um salário de R$ 90 mil). Meu salário é de acordo com o que eu faço na TV e estou satisfeito, feliz por ser reconhecido na rua, ter meu emprego. Eu nasci na roça e hoje sou famoso em todo o Brasil. O reconhecimento é o melhor salário para o artista", contenta-se o filho de trabalhadores rurais da cidade de Pompeia, no interior paulista.


SBT

"Quando pequeno, era um capetinha, ficava imitando, cantando, fazendo teatrinho e o pessoal falava para os meus pais: 'leva esse menino para São Paulo, para ser artista na rádio", recorda ele. Na juventude, Ivo conciliava com a carreira artística as atividades de taxista e office boy em um banco - onde ganhou seu imóvel em um sorteiro - , antes de ser chamado para a televisão. "Fui me apresentar em um show de calouros e o Silvio gostou. Ele ficou emocionado quando eu cantei 'O Ébrio', deVicente Celestino.", disse, sobre o primeiro encontro com o patrão.

Primeira pegadinha

Pouco tempo depois, Silvio apresentou a ideia das pegadinhas a Ivo Holanda. O formato ainda sem som era um sucesso no Canadá e nos Estados Unidos. "Na televisão, nada se cria, tudo se copia, diz o famoso ditado. Mas o Silvio é um homem inteligente demais, tudo em que ele toca vira ouro. Ele pediu para fazermos as pegadinhas com som, com a voz das pessoas. Pronto, virou um sucesso. Fomos os primeiros a fazer e a gente conseguia 50% de audiência", lembra, dividindo os louros do ineditismo das pegadinhas no Brasil com o patrão.

Patrão ocupado

Ivo, no entanto, garante que a boa relação não ultrapassa as dependências da emissora. "A gente se encontra uma vez por ano, no Natal ou no Ano Novo. Espero ele chegar na recepção do SBT e a gente tira uma foto. Ele é muito ocupado", justifica. "E eu também não fico no SBT, fico em casa vinte e quatro horas à disposição da produção. Uma vez, eram cinco e meia da manhã e a produção me ligou: 'O Silvio teve uma ideia e falou para te ligar'. Era uma época em que estava faltando gás no país e ele me mandou furar a fila que tinha se formado na frente das lojas de botijão de gás. Claro que ninguém queria me deixar passar na frente, mas eu tinha uma banana de dinamite cenográfica e fingi que ia explodir", conta, gargalhando. "Era gente correndo para um lado, povo gritando do outro. Nossa, o Silvio se divertiu", conta, sobre a época em que o apresentador também criava as situações das pegadinhas.

"Nunca combinamos com ninguém porque o melhor da câmera escondida é justamente pegar a pessoa de surpresa. Quando ela percebe que está sendo gravada, perde a graça e o Silvio não gosta. Muitos programas estão copiando as pegadinhas mas eu percebo quando é combinado", diz, com a voz da experiência.

Danilo Gentili

Veterano no SBT, o humorista já pisou no palco de diversos programas da emissora e, recentemente, foi convidado para sentar no sofá do "The Noite com Danilo Gentili": "O Gentili disse que vai me chamar para fazer uma entrevista, mas tenho que levar Os Malas da Alegria, meu trio musical. Sou sanfoneiro e tenho minhas músicas", conta. E os nomes das canções do artista são inspirados no sucesso televisivo: "Socorro, Produção", "Saco de Pancada" e "Esse Ivo Holanda".

Gugu, Celso Portiolli e Rodrigo Faro

Ivo afirma não ter feito muitos amigos no meio artístico, mas diz ter feito parte do início da carreira de apresentadores de peso da televisão brasileira atualmente. "Quando conheci oCelso Portiolli, avisei e alertei: 'Você é o próximo Silvio Santos, mas precisa saber cantar, dançar, ser um artista completo'. Mas ele não me deu ouvidos. O povo se apaixona por isso, pelo artista versátil. Você não lembra do Gugu, da versatilidade dele no palco, cantando, dançando? Então...", pontua. Ivo ainda menciona o sucesso de Rodrigo Faro, da Record. "Conheci o Rodrigo em um momento muito ruim, depois do fim do Dominó, depois de algumas novelas, na década de 1990. Ele me disse: 'Ivo, está difícil para mim, estou pensando em desistir, não tem nada para eu fazer'. E eu falei para ele ter esperança. Hoje, ele é um sucesso. Mas, por quê? Ele é um artista completo: ator, cantor e dançarino. No novo programa ('A Hora do Faro', da Record), ele faz de tudo e é isso que encanta o público".

Programa no SBT

Falando assim, Ivo tem tudo para ser um sucesso de audiência no comando de um programa próprio na televisão. E esse pode ser o plano do SBT. "Gravei um piloto nas férias do Silvio. Não quero adiantar muito, pode não acontecer, mas é uma espécie de baú do Ivo Holanda. Não é a primeira vez que tenho um projeto pessoal, já cheguei a fazer um piloto na TV Gazeta que não deu certo. Então, vamos torcer para ver o que vai dar". E se depender dos inúmeros fãs de Ivo Holanda, pode avisar o patrão: público não deve faltar.

Fonte: IG Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Clube do SBTista, fundado em 18 de setembro de 2011 (Aniversário de 61 anos da TV), é um página da internet com conteúdo voltado exclusivamente ao SBT.

"Clube do SBTista" é um blog com 100% de conteúdo ligado ao SBT.
Através do blog, é possível ver notícias, curiosidades, vídeos e muito mais relacionado a emissora.
Com postagens que se iniciam ao raiar do sol, temos como objetivo entreter e informar a você sobre tudo o que acontece no SBT.
Notícias,Colunas e até Web Programas dão as caras aqui quando o assunto é gira em torno da "TV Mais Feliz do Brasil".

Twitter: http://twitter.com/clubedosbtista
Facebook: http://facebook.com/clubedosbtista

Clube do SBTista,
"Entre para este clube, que tá dando o que falar".

Presidente: Guilherme Pontes Costa
2011 - 2015

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...