quarta-feira, 6 de junho de 2012

SBT utiliza estratégia controversa para promover 'Carrossel'

Exemplo de imagem de divulgação usada pela emissora no dia 2 de maio, durante 'A Pequena Travessa' . Foto: You Tube/Reprodução

Quem acompanha com regularidade a programação do SBT com certeza já se deparou 
com uma estranha chamada nos últimos meses. No momento em que uma atração está 
sendo exibida, uma mensagem promovendo a novela Carrossel aparece rapidamente na 
tela, com duração de alguns décimos de segundo, causando a fúria de telespectadores 
nas redes sociais. O curioso é que, de acordo com a assessoria de imprensa da 
emissora, a estratégia não só é legal, como faz parte de um modelo de estratégia de 
divulgação negociado e importado pelo canal.
"Isso já existe em alguns países. Foi um formato comprado lá de fora pelo SBT", afirmou 
ao Terra, nesta terça-feira (5), a chefe da assessoria da emissora, Maisa Alves, sem 
saber nomear a empresa com a qual foram feitas as negociações. "Iniciamos isso há 
alguns meses como forma de promover a novela antes de sua estreia e o mantivemos 
como uma propaganda institucional extra, como uma das ferramentas disponíveis para 
divulgar nossa programação."
Mesmo sendo alvo de críticas, a estratégia foi autorizada pelo Conar (Conselho Nacional 
de Autorregulamentação Publicitária), ou seja, está dentro da legalidade. E, analisando 
os índices de audiência do remake da novela mexicana, os maiores da emissora, ela 
tem funcionado melhor do que o esperado.
"As críticas fazem parte de uma falta de costume do público com a novidade. Além do 
mais, o sucesso de Carrossel comprova que a estratégia funciona."
Apesar ser ter a pretensão de inserir um pensamento no telespectador da maneira mais 
discreta e ágil possível, o formato não pode ser considerado uma mensagem subliminar, 
segundo a psicologia. Isso porque a principal característica desse tipo de estratégia é 
alcançar o subconsciente da pessoa - e o método utilizado pelo SBT possui duração 
suficiente para ser captado pela consciência do indivíduo.
A assessora não soube responder se o SBT pretende inserir a ação para a promoção 
de outras atrações futuramente.
Fonte : Portal Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Clube do SBTista, fundado em 18 de setembro de 2011 (Aniversário de 61 anos da TV), é um página da internet com conteúdo voltado exclusivamente ao SBT.

"Clube do SBTista" é um blog com 100% de conteúdo ligado ao SBT.
Através do blog, é possível ver notícias, curiosidades, vídeos e muito mais relacionado a emissora.
Com postagens que se iniciam ao raiar do sol, temos como objetivo entreter e informar a você sobre tudo o que acontece no SBT.
Notícias,Colunas e até Web Programas dão as caras aqui quando o assunto é gira em torno da "TV Mais Feliz do Brasil".

Twitter: http://twitter.com/clubedosbtista
Facebook: http://facebook.com/clubedosbtista

Clube do SBTista,
"Entre para este clube, que tá dando o que falar".

Presidente: Guilherme Pontes Costa
2011 - 2015

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...