Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 07/06/2001
Autor/Repórter: Daniel Castro
A TV Globo disputou com o SBT a realização da edição 2001 do Teleton, maratona de televisão que visa arrecadar dinheiro para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
A Globo, que já realiza o Criança Esperança (com recursos para o Unicef), ofereceu formalmente todos os recursos para a produção do evento (projeto artístico, estúdios, direção e elenco). A AACD, no entanto, optou pelo SBT, que promoveu o primeiro Teleton no Brasil, em 1998. O acordo com a emissora de Silvio Santos foi fechado há duas semanas.
A entidade recusou a proposta da Globo basicamente por dois motivos: a emissora queria o controle absoluto do programa e não se dispunha a exibi-lo durante 24 horas ininterruptas. A Globo ofereceu a transmissão na íntegra apenas em canal pago.
O Teleton deste ano, o quarto, será gerado dos estúdios do SBT e deverá ser exibido também por outras emissoras, menos a Globo. A data ainda não foi divulgada. A AACD detém no Brasil os direitos da marca Teleton, criada pelo ator Jerry Lewis. No ano passado, o evento, realizado em setembro, arrecadou R$ 10,1 milhões.