A audiência em tempo real (real time), aquela minuto a minuto, é um dos alvos de disputa entre o Ibope e o seu futuro concorrente, o GfK.
O instituto alemão, que vai aferir audiência de TV no país, promete instalar medição em tempo real nas 15 praças onde realizará as suas pesquisas: Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.
O Ibope, por sua vez, possui atualmente a medição em tempo real em oito praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Distrito Federal e Salvador. O instituto, que pretende expandir o serviço para outras regiões, diz que está negociando com clientes para atender as prioridades.
Com essa ferramenta de medição minuto a minuto, as emissoras podem tomar decisões (prolongar a participação de um convidado ou não ir para o intervalo comercial) em atrações ao vivo.
Vale lembrar que em uma briga judicial com a Record, noticiada pela Folha em junho de 2012, o Ibope admitiu que os dados de audiência fornecidos em tempo real são meramente estimativos e que não devem ser usados pelo contratante na definição de estratégias de programação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Clube do SBTista, fundado em 18 de setembro de 2011 (Aniversário de 61 anos da TV), é um página da internet com conteúdo voltado exclusivamente ao SBT.
"Clube do SBTista" é um blog com 100% de conteúdo ligado ao SBT.
Através do blog, é possível ver notícias, curiosidades, vídeos e muito mais relacionado a emissora.
Com postagens que se iniciam ao raiar do sol, temos como objetivo entreter e informar a você sobre tudo o que acontece no SBT.
Notícias,Colunas e até Web Programas dão as caras aqui quando o assunto é gira em torno da "TV Mais Feliz do Brasil".
Twitter: http://twitter.com/clubedosbtista
Facebook: http://facebook.com/clubedosbtista
Clube do SBTista,
"Entre para este clube, que tá dando o que falar".
Presidente: Guilherme Pontes Costa
2011 - 2015